PUBLICAÇÕES APCE Informa 16 Junho 2008
16 Junho 2008 PDF Versão para impressão Enviar por E-mail

Segunda-Feira, 16 de Junho de 2008




CONFERÊNCIA DIA 24 DE JUNHO

Comunicação de Responsabilidade Social em debate alargado

A APCE, em estreita parceria com o Montepio, promove, dia 24 de Junho, uma conferência centrada nas diversas vertentes da Comunicação de Responsabilidade Social.



O objectivo deste acontecimento aponta para uma reflexão aprofundada em torno de questões como as estratégias de comunicação de Responsabilidade Social, o seu enquadramento ético e o diálogo com as partes interessadas, bem como testemunhar o papel essencial que as empresas devem assumir perante o desafio Desenvolvimento Sustentável.

Tratando-se de um tópico relevante, quer ao nível da diferenciação institucional quer da sociedade civil, e considerando que não basta agir de forma sustentável - é necessário envolver no processo toda a cadeia de valor -, esta conferência, que decorrerá ao longo de todo o dia, permitirá comparar boas práticas de Responsabilidade Social e, acima de tudo, promover o benchmarking neste domínio.

Não falte a esta iniciativa, porquanto terá oportunidade de tomar conhecimento das melhores práticas desenvolvidas por grandes empresas nacionais e internacionais e participar no debate sobre o presente e o futuro da Comunicação de RSE.

Encontrará o programa detalhado desta conferência em www.apce.pt. A participação é gratuita, mediante inscrição prévia para Este endereço de e-mail está protegido de spam bots, pelo que necessita do Javascript activado para o visualizar


APCE premeia a excelência em comunicação e reconhece o trabalho de Paulo Campos Costa


Mais de 250 pessoas, entre associados, concorrentes e convidados, participaram na gala de proclamação dos vencedores do “Grande Prémio APCE 2007”, o evento mais concorrido de sempre no historial da Associação, que decorreu dia 19 de Maio, no Museu da Electricidade, em Lisboa.


A competição teve por objectivo valorizar a excelência em comunicação, como meio de elevação do estatuto dos profissionais da comunicação organizacional, e registou uma participação recorde: 184 trabalhos, propostos por 64 organizações, em que figuraram cerca de metade das empresas que compõem o índice PSI 20.



Margarida Pinto Correia colaborou, gentilmente, na apresentação desta festa dos gestores e técnicos da Comunicação Institucional e das Relações Públicas, que, pela segunda vez, por escrutínio directo entre os presentes, procederam à eleição do “Comunicador do Ano 2007”, assim reconhecendo publicamente o trabalho de colegas que se salientaram, o ano transacto, na liderança de direcções de comunicação.

Paulo Campos Costa, Director de Marca e Comunicação da EDP, somou mais votos entre os cinco nomeados pela Direcção da APCE, que propôs, também, os nomes de António Monteiro, Director de Comunicação e Porta-voz da TAP; Cristina Carneiro, Directora de Comunicação Corporativa da SONAE SGPS; Franco Caruso, Director de Comunicação da BRISA; e Suzana Ferreira, Directora de Comunicação da CGD.

No âmbito do Grande Prémio, subiram ao palco, para receber os seus diplomas e galardões, os vencedores de cada uma das 19 categorias a concurso, a saber:



. Campanha de Comunicação Institucional Externa - Carris, com o projecto “Certificação de 18 Carreiras"
. Campanha de Comunicação Institucional Interna - Vodafone, na celebração do seu "15º Aniversário"
. Campanha de Comunicação de Responsabilidade Social - Valorsul, com o trabalho "Pense Amarelo"
. Acção de Formação - Blaupunkt, com a iniciativa "Insight Map"
. Evento Especial - RTP, pelo trabalho "Portugal Azul – O futuro passa por si"
. Relação com a Comunicação Social e Comunicação de Crises - Posicionandum + Atlanti.co, com a acção "Lançamento da Marca Atlanti.co"
. Responsabilidade Histórica e Memória Empresarial - Carris, graças ao trabalho "Museu da Carris"
. Relatório de Gestão - Millennium BCP, com o "Relatório e Contas 2006"
. Relatório de Sustentabilidade - Águas do Douro e Paiva, com o "Relatório de Sustentabilidade 2006"
. Edição Especial - Museu da Água, com o projecto "Kit Pedagógico"
. Publicação Externa - Caixa Geral de Depósitos, com o trabalho "Azul"
. Publicação Interna - CTT e a sua revista "Aposta"
. Boletim e Newsletter - DHL, com a publicação "Sem Fronteiras"
. Webletter - Caixa Geral de Depósitos e o "Cartão MTV/CGD"
. Website e Hotsite - Águas do Douro e Paiva e o sítio "www.addp.pt"
. Intranet - Galp Energia e a sua plataforma "mygalp"
. Blogue de Comunicação - YoungNetwork e o média "Do Fundo da Comunicação"
. Vídeo de Comunicação - Brisa, com o trabalho "Primeiro a Segurança"
. Imagem - Spirituc + Liga para a Protecção da Natureza, graças ao trabalho "Peixe".



O prémio Estudante foi atribuído ao jovem brasileiro José Gabriel Júnior, pelo seu trabalho “Comunicando e Gerindo Crises”.


A Direcção da APCE distinguiu, ainda, António Mocho com o Prémio Carreira, atribuído pela primeira vez, pelo seu desempenho ao serviço da Comunicação e dos profissionais de Comunicação Empresarial em Portugal; e admitiu como seu sócio honorário, (o segundo nos seus 17 anos de vida), o Prof. José Viegas Soares, da Escola Superior de Comunicação Social e Presidente do Júri do Grande Prémio.

Este júri independente, constituído na sua maioria por docentes daquela Escola, foi composto por: Carla Medeiros, Fátima Morais, Fernando Otero, Francisco Costa Pereira, Helena Pina, João Abreu, João Pereira, Jorge Veríssimo, José Luís Cavalheiro, Mafalda Eiró Gomes, Maria Emília Sousa, Maria João Centeno, Orlando Gomes, Paula Cruz, Paula Nobre, Ricardo Flores, Ricardo Santos, Sandra Pereira e Susana Araújo.

A Direcção da APCE, também ela comprometida com o movimento de solidariedade social, converteu o valor de cinco euros do custo de inscrição de cada candidatura ao Grande Prémio num donativo à Fundação do Gil, tendo o respectivo cheque, no montante de 920 euros, sido entregue durante a gala.

Esta iniciativa da APCE mereceu o apoio da Fundação EDP e de várias empresas - Atlantis, Design Office, Directimedia, Lisbonense Som, Sybase, Nespresso e Unicer -, cujo contributo não será demais agradecer. O acontecimento foi amplamente noticiado pelo diário OJE, ao abrigo de parceria, e encontrou eco em numerosas publicações do sector, bem como em páginas web e blogues sobre comunicação.


APCE convidada de seminário sobre ética empresarial


O Presidente da Direcção da APCE, Mário Branco, interveio como conferencista num seminário sobre “Ética empresarial – das palavras aos actos”, que decorreu dia 3 de Junho, no auditório da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Leiria.

O convite partiu da Coordenadora do Curso de Licenciatura em Relações Humanas e Comunicação Organizacional daquela Escola, Mafalda Casimiro, e possibilitou um diálogo directo e mutuamente enriquecedor com quase uma centena de estudantes, sobre um tópico muito caro à nossa Associação.

Participaram, igualmente, no seminário a colega Miriam Bettencourt, da Associação Portuguesa de Ética Empresarial, e Madalena Nunes, Directora de Qualidade e Ambiente da Servilusa (uma das primeiras empresas a manifestar a intenção de aderir à Norma Portuguesa de Responsabilidade Social).


Já se candidatou ao FEIEA Grand Prix 2008?


O prazo encerrou dia 9 de Junho, mas o calendário ainda concede alguma tolerência… Se não se candidatou ao FEIEA Grand Prix 2008 e acredita que os seus projectos e acções de comunicação merecem figurar entre os melhores na Europa, apresse-se!

A FEIEA – Federation of European Internal Communications Associations convida os comunicadores a concorrerem ao seu Grand Prix 2008.

Este concurso é dirigido principalmente às publicações das empresas, impressas ou editadas electronicamente, que tenham por público-alvo os trabalhadores ou outros colaboradores da organização.

Se não dispõe do regulamento e da ficha de inscrição remetidos oportunamente, através de mensagem electrónica da APCE, poderá encontrar a informação relativa a esta competição internacional no sítio www.feiea.com.

As inscrições, ainda aceites a nível nacional durante mais alguns dias do presente mês de Junho, deverão ser remetidas à APCE, para a sua sede social: Av. da Liberdade, nº 24 - 1250-144 Lisboa.


REGISTO

EPAL lança iniciativa de comunicação “Pergunte ao Presidente”
Os colaboradores da Empresa Portuguesa das Águas Livres, que completou há pouco 140 anos de serviço público, têm a oportunidade de colocar perguntas e esclarecer dúvidas sobre o projecto Visão EPAL directamente com o seu Presidente.


Esta interessante iniciativa de comunicação do nosso associado EPAL constitui uma preocupação do Conselho de Administração, consoante nos revela o mensário “Águas Livres”, visto a aposta na informação e no envolvimento de todos os colaboradores ser indispensável ao sucesso da Visão EPAL.

A acção “Pergunte ao Presidente” consiste na recolha de questões colocadas a respeito do referido projecto estratégico e na resposta, sob a forma de entrevista ao Presidente, João Fidalgo, através das páginas do jornal interno.

Uma boa prática e um processo de comunicação executado com assinalável êxito pela colega Mónica de Bastos Rosa.




IV Fórum Empresarial de Mobilidade e RFID

Sabe o que têm em comum uma marca de sumos, uma marca de roupa e uma marca de telemóveis? Não sabe e gostaria de saber? Então, pode inscrever-se no IV Fórum Empresarial de Mobilidade e RFID, que decorrerá dia 17 de Junho, das 9h00 às 13h00, num hotel do Parque das Nações, em Lisboa, onde ficará a conhecer o que une empresas como a Sumol, a Throttleman e a Samsung.

Este evento (de inscrição gratuita) promovido pela Sybase focará, também, as novas abordagens de contacto com o mercado através da adopção da tecnologia RFID e soluções de mobilidade.

Mais informação sobre a agenda deste fórum disponível em www.portalrfid.net.



Este espaço é dedicado ao noticiário sobre as organizações e o movimento de todos nós, comunicadores. Ligue-se. Partilhe. Faça-nos chegar conteúdos (textos, fotos, sítios web…) de interesse para a generalidade dos associados, através do endereço Este endereço de e-mail está protegido de spam bots, pelo que necessita do Javascript activado para o visualizar


A presente Newsletter é editada pela APCE. Caso não deseje receber novamente esta Newsletter clique aqui.


  partilhe

Agenda

Newsletter

Siga-nos

  • Facebook: pages/APCE-Associacao-Portuguesa-de-Comunicacao-de-Empresa/176800437536