World Public Relations Forum 2024

Promovido pela Global Alliance for Public Relations and Communication Management, confederação mundial das principais associações de comunicação, da qual a APCE integra o board, o 12.º World Public Relations Forum (WPRF) reuniu 1.468 participantes, na Indonésia, para debater o tema "Purposeful Influence for the Common Good".

Dia 1 | O poder estratégico da confiança: como podem os profissionais de RP liderar num mundo de dúvidas

Numa era de confiança fragmentada e de cepticismo implacável, os profissionais de comunicação enfrentam desafios incomparáveis. A confiança nos governos, nos meios de comunicação social e nas instituições atingiu níveis historicamente baixos, como demonstra o Barómetro Edelman Trust 2024 que refere que as instituições são vistas como competentes ou éticas - e raramente ambas. Para os profissionais de comunicação, estamos perante um desafio e uma oportunidade. A confiança, o poder e a influência – há muito no centro das relações públicas – tornaram-se ferramentas críticas para navegar neste cenário volátil.

Dia 2 | Redefinir a Ética das Relações Públicas: Confrontar a Ética Sombria e Liderar a Mudança Global

Com a crescente importância dos padrões ambientais, sociais e de governação (ESG) dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) das Nações Unidas e da intensificação das expetativas de conformidade, os profissionais de RP estão numa posição única para liderar a governação ética e para impulsionar a mudança social. Vários profissionais há muito que utilizam as suas plataformas para amplificar vozes marginalizadas, promover a transparência e enfrentar desafios globais complexos. Agora, a profissão deve formalizar este papel, incorporando a ética no centro da sua identidade e das suas práticas. (Ler mais)

Dia 3 | Moldar o Futuro: A responsabilidade em liderar com Confiança, Ética e Humanidade

Os profissionais de comunicação relações públicas encontram-se num momento crítico onde a sua liderança e influência estão a ser testadas como nunca antes. Em todos os setores e comunidades, lideraram iniciativas vitais em matéria de sustentabilidade, colaboração e construção de confiança. No entanto, as exigências colocadas pelos stakeholders, pela sociedade e até pela própria profissão elevaram a fasquia a níveis sem precedentes. Agora, mais do que nunca, espera-se que os profissionais de comunicação atuem não apenas como comunicadores estratégicos, mas como consciência ética e força motriz das suas organizações – um papel que exige que incorporem tanto a cabeça como o coração da liderança. (Ler mais)

Dia 4 | Capacitar os jovens profissionais num mundo de oportunidades e responsabilidades

"Os jovens de hoje são os líderes de amanhã", declarou Boy Kelana, presidente da PERHUMAS, associação de comunicação da Indonésia, ao abrir o último dia do Encontro de Relações Públicas de Jovens da Indonésia. Estas palavras tiveram repercussões durante a conferência, um apelo retumbante aos jovens profissionais para não só sonharem com um futuro melhor, mas também para o construírem ativamente. A juventude, com a sua energia, criatividade e audácia inerentes, tem o potencial para moldar um mundo que seja responsável, inclusivo e sustentável. Para os profissionais de comunicação e relações públicas, a mensagem foi inequívoca: o momento de liderar com propósito é agora. (Ler mais)

Genericamente, O WPRF 2024 salientou as principais diretrizes que se colocam aos profissionais de comunicação e relações públicas:

. Fortalecimento de relações e confiança, colocando as pessoas no centro das estratégias de comunicação;

. Compromisso com ações alinhadas com os objetivos organizacionais, mas que tragam benefícios concretos à sociedade e ao meio ambiente;

. Uso da tecnologia e da inteligência artificial, de forma ética, inclusiva e zelando pela proteção da privacidade.

Ao longo de quatro intensos dias, O WPRF 2024 também reforçou o compromisso da Global Alliance em transformar a "Comunicação Responsável" no 18.º Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

Anterior
Anterior

APCE assina protocolo com o Grupo Multipublicações

Próximo
Próximo

Profissionais debateram as Tendências de Comunicação de 2025