Estudo “Comunicadores e Inteligência Artificial: Perceções, práticas, desafios e oportunidades”

A APCE é parceira do Observatório Social para a Inteligência Artificial e Dados Digitais da Universidade Nova de Lisboa, que tem em mãos a condução do estudo "Profissionais de Comunicação e Relações Públicas e Inteligência Artificial: Perceções, práticas, desafios e oportunidades".

Através deste projeto, ficaremos na posse de evidências sobre o atual estado de perceção e de práticas resultantes da adoção de aplicações de Inteligência Artificial (IA) por profissionais de comunicação e relações públicas em contexto de agência de comunicação e departamentos de comunicação empresarial.

Neste estudo, o termo "Inteligência Artificial" refere-se a todas as formas computacionais automatizadas que apoiem os profissionais de comunicação a recolher, analisar e apresentar informações, classificar dados, identificar padrões, gerar pistas e criar conteúdo escrito e audiovisual (imagens, áudio, vídeo, código).

Participe até 31 de maio e ajude-nos a obter um retrato da real aplicação da IA pelos profissionais de comunicação e relações públicas no nosso país.

Todos os dados recolhidos são integralmente anónimos, geridos e tratados nos termos do Regulamento Geral sobre a Proteção de Dados (UE), e serão exclusivamente usados em contexto académico e no âmbito da divulgação pública pelas entidades parceiras.

Nota: No início de 2025 foi já publicado o Relatório “Jornalistas e Inteligência Artificial: Perceções, práticas, desafios e oportunidades” baseado em dados recolhidos em colaboração com o Sindicato dos Jornalistas.

Questionário aqui.

Anterior
Anterior

APCE facilita networking entre os associados Galp e Grupo Ageas

Próximo
Próximo

WEBINAR SOBRE Comunicação Política - nem tudo o que parece é