Missão, Visão e Valores

  • Missão

    A Associação Portuguesa de Comunicação de Empresa tem por missão representar e defender, no País e no estrangeiro, os interesses dos seus associados, em particular dos gestores e técnicos da Comunicação Organizacional e das Relações Públicas em Portugal, bem como constituir se como um fórum de discussão e reflexão aberto a todos os interessados nas ciências da Comunicação.

  • Visão

    A APCE assume-se como a associação de referência nas áreas da Comunicação Organizacional e das Relações Públicas em Portugal, concorrendo para a sua promoção e defesa em benefício dos seus membros e da sociedade portuguesa. Acolhe no seu seio e representa gestores e técnicos de comunicação institucional do País, bem como docentes e investigadores, que nela encontram a informação técnica, o suporte teórico e a discussão de ideias, que lhes permitem enfrentar os novos desafios da profissão.

  • Valores

    Os associados da APCE defendem como valores essenciais:
    - O primado das pessoas nas organizações e o papel crucial que a comunicação interna e externa deve desempenhar para o seu sucesso.
    - A partilha de conhecimento, experiências e informação entre pares, tanto do setor empresarial como do mundo académico.
    - O debate de ideias, nem corporativo nem sectário, aberto a todos os profissionais dos diferentes campos da Comunicação e privilegiando um espírito contributivo e intervencionista.
    - A função formativa e de sensibilização a desempenhar junto das empresas e dos estudantes de nível universitário, candidatos ao mercado de trabalho.
    - A conjugação ética de interesses, assumida livremente, em benefício da representação dos direitos e deveres dos profissionais da Comunicação Organizacional e Relações Públicas, incluindo os porta vozes.
    - O rigor profissional assente na verdade, transparência, integridade, dinamismo e proatividade.

  • Objetivos

    A Associação define como seus objetivos gerais:
    - Constituir-se numa instituição de referência reconhecida pelo meio da Comunicação Empresarial.
    - Prestigiar e dignificar os associados e a sua atividade, no País e no estrangeiro.
    - Estabelecer a área da Comunicação Organizacional e Relações Públicas como um componente crítico do sucesso organizacional, fomentando a compreensão e o apreço pelo valor e o poder da Comunicação dentro dos mais elevados padrões de ética e excelência.
    - Promover e desenvolver a profissão do Comunicador Organizacional e do profissional de Relações Públicas, porta vozes incluídos, defendendo a sua credibilidade e acreditação em Portugal.
    - Formar uma comunidade de líderes, que sirvam a profissão do Comunicador Organizacional e o profissional de Relações Públicas e a sociedade.
    - Encorajar o contacto e a troca de conhecimentos entre profissionais do sector empresarial e académicos, promovendo o estudo de métodos e modelos de Comunicação e Relações Públicas.